quinta-feira, 12 de setembro de 2013

mimimi #17 - sou de Uberlândia, e daí?

quando a gente fala do preconceito e das coisas que acontecem aqui em Uberaba ninguém acredita. mas podem acreditar! é cada coisa que não dá pra entender...
fora as histórias de amigos que são de lá e mudaram pra cá também, as coisas acontecem com a gente a todo tempo.
em todos os lugares que eu vou, quando digo que sou de Uberlândia a pessoa dá um jeito de agir comigo como se eu fosse a pessoa mais sem humildade do Universo. e pra isso eu só preciso dizer a frase: eu não sou daqui, sou de Uberlândia. e eu não falo isso pra me gabar de nada. nem acho que ser de Uberlândia é isso tudo. eu falo porque eu sou mesmo, estou contando que eu sou de lá, é só uma parte da conversa.
imaginem vocês que na empresa que eu trabalho não posso nem falar que sou sim formada em Decoração pela Universidade Federal de Uberlândia, ou mesmo falar que eu sou de Uberlândia... se eu falo que sei o que estou falando, se eu falo que tenho experiência - e não é em nenhuma discussão não, é em qualquer conversa normal! - eu não estou sendo humilde, estou me gabando.
tenho sim muito orgulho de ser de Uberlândia - apesar de ter meus problemas com a cidade - e mais ainda de ter feito faculdade na universidade federal de lá. não é pra se ter orgulho? ainda mais com os 3 colégiais péssimos que eu fiz. entrar na faculdade federal - e sair de lá, o que é mais difícil! - é motivo de orgulho pra mim e pra toda família.
outra coisa que me irrita profundamente aqui é o preconceito das pessoas. sabem rótulos? eu sei que todo lugar no mundo é sofre desse mal, e aqui não deve ser pior, mas me decepcionei muito com o ser humano em saber o quanto as pessoas são vazias e julgam os livros pela capa. se você não vive como todo mundo acha que é o jeito certo pra viver, desculpe-me, mas você não é normal! eu só tenho uma dúvida: quem disse que é o certo? Deus? ele teve aqui pra falar? porque nesses casos não confio nem na Bíblia, já que cada um a interpreta do jeito que convém...
agora me conta: fiquei mais de 4 anos na faculdade - enrolei pra formar! - de decoração e tenho que me contentar com a vida de vendedora de loja de móveis? alguém faz faculdade de decoração ou qualquer coisa pra ser vendedor? eu acho que não, viu?
não é pelo salário! mas eu, que tenho zilhões de dons - tanto que até hoje não descobri meu rumo na vida - tenho que me conformar com a única coisa que eu acredito não ter jeito pra fazer?
não, não me conformo! não sou de me conformar com nada na vida. se não tá legal, tem que mudar. porque pra mim, Deus, como um ser PERFEITO me botou no mundo pra nada menos que ser feliz! e é um busca disso que eu estou sempre, por todos os cantos.
claro que eu tenho aprendido demais com a minha experiência nessa nova área. pra mim tudo é útil e necessário. fora as pessoas que a gente conhece, que dentre tantas podres, compensam o sofrimento.
mas porque essas pessoas podem sempre ser extremamente sinceras com a gente - muitas vezes até desagradáveis e intrometidas - e a gente não pode ser sincera com elas?
eu sou uma pessoa extremamente transparente. qualquer reação e sentimento que eu tiver vai estar escrito na minha cara quando você olhar pra mim. e assim são as minhas palavras também. eu simplesmente NÃO SEI ser diferente. não falo nada pra ofender ninguém. nunca fiz, até porque eu odeio pessoas que ofendem as outras ou humilham... sempre fiquei revoltada e lutei pelas pessoas injustiçadas. e o mais engraçado: as pessoas mais humildes, os peões, não me julgam arrogante como as outras pessoas me julgam. o que me parece é que quando eu ameaço as pessoas de alguma forma elas ficam acuadas e passam a me achar arrogante, quando eu estou simplesmente sendo eu mesma. eu sempre sou eu mesma. até quando eu mudo de ideia como eu troco de roupa, estou sendo eu mesma.
e sendo eu mesma, eu não tenho amigos, porque as pessoas querem amigos que falam o que elas querem ouvir e não o que elas precisam.
agora a pergunta que não quer calar: o que eu preciso fazer pra me encaixar nesse mundo de comercial da margarina? pra ser aceita? virar um robozinho? uma pessoa que não pensa ou pensa igual? vou ter que virar coxinha, é isso?
tomar no cú ninguém quer não, né?